Visitamos o Parque de Natureza Buraco do Padre em Ponta Grossa nos Campos Gerais do Paraná
. Sortimento Divulgação Turística . Fábio Juchen, editor dos sites da Sortimento Comunicação, visitou o Parque de Natureza Buraco do Padre. A propriedade privada inserida dentro da Unidade de Conservação de Proteção Integral: O Parque Nacional dos Campos Gerais, está localizada a 120 km de Curitiba, em Ponta Grossa. O acesso ao Parque é mediante a compra de ingressos.
Durante o passeio no atrativo turístico nos Campos Gerais do Paraná, Fábio Juchen, vivenciou três momentos. No início da tarde, percorreu a Trilha do Favo, caminho que leva até os Mirantes do Buraco, Poço Encantado, Tirolesa, Fenda da Freira e Platô dos Jesuítas. O trecho considerado de nível intermediário possui cerca de 800 metros de percurso com aclives acentuados e obstáculos naturais. “Para os sedentários, caminhe com calma desde o início, sem pressa e descanse durante o caminho. Não se esqueça de levar uma garrafa de água. A paisagem pelo caminho e os atrativos fazem valer todo o esforço”, indica o editor.

Os Mirantes do Buraco que são o ponto mais alto do atrativo turístico foram o ponto principal da subida. Lá estão 3 estruturas fixadas na borda da Furna Buraco do Padre que permitem visualizar a cascata Buraco do Padre, contemplar no horizonte a Fortaleza do Parque Estadual de Velha e se encantar com a beleza dos Campos Gerais do Paraná.
“Nos Mirantes do Buraco, descanse nas pedras e curta a beleza da natureza. A vista é maravilhosa. Sensação de paz e amplitude”, descreve Juchen.

Enquanto não chega o entardecer nos Mirantes do Buraco, a sugestão é visitar o Poço Encantado. A trilha, ao lado, é bem curta com aclive acentuado e degraus naturais. Lá uma pequena cachoeira com poço raso e sem profundidade para mergulho, sendo opção para relaxar e banhar-se na gelada queda d’água.

“O “Grande finale” da tarde, foi apreciar o pôr-do-sol nos Mirantes do Buraco, momento mágico que acontece a revoada dos Andorinhões-de-coleira-falha, ave símbolo do Parque, que em bandos bailam pelo céu e logo após mergulham em direção ao Buraco do Padre. É encantador”, comenta o editor.
Os outros dois momentos vivenciados durante a visita ao Parque de Natureza Buraco do Padre em Ponta Grossa nos Campos Gerais do Paraná foram o momento gastronômico no Restaurante Geo e a visita noturna a Furna do Buraco do Padre
Algumas dicas para quem vai ao Parque
- Utilize calçados fechados, leves e apropriados
- Não esqueça de passar protetor solar e repelente
- Não esqueça de levar garrafas d’água na mochila ou bolsa
- Utilize roupas leves e tecnológicas para transpiração e com UVA
- Melhor horário para visitar o Buraco do Padre é pela manhã quando o sol proporciona um efeito luminoso na furna.

Atrações no Parque de Natureza Buraco do Padre
Fenda do Padre
A Fenda do Padre está localizada no Portal de acesso a Furna Buraco do Padre e se caracteriza por uma fratura vertical na rocha. A trilha principal, que leva à Fenda do Padre, é acessível para todos. Com 880 metros, o caminho possui passarelas em áreas de pedra e areia. Cadeirantes, idosos e pais com bebês de colo ou em carrinhos, podem acessar o trajeto que é lindo. Na Fenda do Padre, local de acesso à Furna Buraco do Padre é necessário o uso de capacete de segurança. O acessório é entregue gratuitamente em ponto próximo a entrada da fenda
A Furna do Buraco do Padre é um atrativo turístico natural que apresenta a experiência de visitar uma caverna vertical por onde deságua uma cachoeira com cerca de 30 metros de altura formando um pequeno lago de fundo arenoso.
Fenda da Freira
É uma cavidade natural com 300 metros de extensão. A visita se dá por um estreito corredor arenoso cercado por paredões verticais cobertos por musgos. É uma obra prima da natureza, totalmente esculpida pela ação natural do tempo, durante 400 milhões de anos.
Tirolesa
Sensação de deslizar por uma tirolesa de aventura com 630 metros de extensão, chegando até 80 metros de altura. É a maior tirolesa dos Campos Gerais.
Meliponário
Explore um jardim fascinante de colmeias habitadas por abelhas nativas do Brasil. Com 6 espécies distintas, todas sem ferrão, este espaço proporciona um mergulho na biodiversidade e no universo das abelhas.
Pedra do Favo
A Pedra do Favo é famosa pela prática de escalada em rocha. No momento não é possível realizar a atividade devido aos riscos por desgaste natural das proteções utilizadas para passar as cordas. Para chegar na Pedra do Favo é necessário percorrer uma trilha por aproximadamente 20 minutos com aclives acentuados, degraus naturais e escadarias.
Platô dos Jesuítas
Segundo relatos transmitidos por várias gerações nos Campos Gerais do Paraná, Padres Jesuítas eram frequentemente avistados durante o período do tropeirismo, nos idos do século XVII. Conforme a fama, de tanto os Tropeiros encontrarem os padres no local, deram o nome a Furna de Buraco dos Padres, que com o tempo ficou como Buraco do Padre.
Trilha Beira-Rio
Com aproximadamente 800m de distância, a trilha começa no Centro de Visitantes e vai até a Área de Convivência do Parque. O caminhada acompanha o leito e as curvas do rio Quebra-Pedra. O percurso arborizado com árvores lindas e enormes é possível observar aves como Gralha-picaça, Gralha Azul, Carcará, beija-Flor, Alma de Gato, Juruva Verde e outras.
Caminho das Araucárias
A trilha passa por um caminho de araucárias plantadas há pelo menos 25 anos, como parte do projeto de conservação realizado pela família Scheffer com a ajuda de parceiros da comunidade local. A araucária está listada como ameaçada de extinção no Brasil. Parques nacionais e outras unidades de conservação abrigam somente 2,5% das matas com a espécie em bom estado
Estrutura do Parque de Natureza Buraco do Padre
O local possui banheiros, trocador infantil, loja de conveniência e souvenir, restaurante, estacionamento monitorado por câmeras, monitores de trilha e equipe treinada para recebê-lo.
A visitação é autoguiada. A caminhada até as principais atrações é no ritmo de cada pessoa – com calma e tempo para contemplação da paisagem -, sem a necessidade da companhia de guias. No parque, há monitores especialistas em diversos pontos e trilhas que estão aptos a prestar auxílio e informações.
Mais informações : (42) 99801-4681

Turismo em Ponta Grossa
- Parque Vila Velha : famosos arenitos esculpidos pela natureza há mais de 300 milhões de anos, além de atrações com Lagoa Dourada, tirolesa, arvorismo e cicloturismo
- Restaurante Casa da Vó em Ponta Grossa nos Campos Gerais do Paraná
- Refúgio das Curucacas Ecoturismo oferece visita guiada no Parque Nacional dos Campos Gerais do Paraná
- Planalto Select Hotel em Ponta Grossa : localização, conforto, atendimento e café da manhã com 40 itens
- A incrível Experiência Noturna no Buraco do Padre em Ponta Grossa nos Campos Gerais no Paraná
Divulgação Turística nos Campos Gerais do Paraná
Fábio Juchen, editor dos sites da Sortimento Comunicação esteve em Ponta Grossa, durante o press trip organizado pelo Portal BNT Online, realizado entre os dias 28 e 31 de agosto de 2025, que levou grupo de 30 jornalistas de turismo de veículos nacionais para vivenciar experiências autênticas nos principais atrativos turísticos da região dos Campos Gerais do Paraná, foi viabilizado através da Lei Municipal de Fomento aos Eventos de Fluxo Turístico em Ponta Grossa (Lei nº 12.066/2014), com patrocínio do Shopping Palladium e da Sicredi e apoio do Itaipu Parquetec; Fecomércio-PR; Sebrae-PR e Secretaria Estadual de Turismo, através do Viaje Paraná.