ABRAJET-PR celebra 41 anos de história e reforça atuação no fortalecimento do turismo paranaense
. Sortimento Divulgação Turística . A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Paraná (ABRAJET-PR) completou 41 anos de fundação no dia 18 de setembro, data que remete a 1984, quando um grupo de jornalistas visionários se reuniu no restaurante do Hotel Deville Colonial, em Curitiba, para criar uma entidade voltada à valorização da imprensa turística.
Na ocasião, participaram da fundação os profissionais Almir de Lara, Dayse Regina Ferreira, Ives Chevalier, Luiz Júlio Zaruch, Rosy de Sá Cardoso e Senival Silva. Destes, a ABRAJET-PR ainda tem a honra de contar com o profissionalismo, ética e companheirismo de Luiz Júlio Zaruch, ativo na entidade até hoje e membro do Conselho Municipal de Turismo de Curitiba.
Desde então, a Associação se consolidou como a legítima representante dos jornalistas de turismo no Paraná, mantendo como princípios a independência editorial, a ética e o compromisso de divulgar o turismo como força econômica e cultural.
Os quatro anos de gestão do presidente Jean Luiz Féder trouxe uma série de iniciativas que fortaleceram a atuação da entidade no Paraná e no cenário nacional. Entre os destaques, participação ativa no Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur), inclusive nos grupos que elaboraram o novo decreto de constituição e o regimento interno do conselho e a presença nos Conselhos Municipais de Turismo de Curitiba, Foz do Iguaçu, Toledo e Ponta Grossa, além da Câmara de Turismo da Fecomércio Paraná. Outra frente relevante foi a atuação no projeto Vai Turismo – Rumo ao Futuro, desenvolvido em parceria com a Fecomércio e o associado Alberto Viana.
A entidade ainda firmou parcerias estratégicas com o Viaje Paraná e o Sebrae-PR, marcou presença no Curitiba e Região Convention & Visitors Bureau, além de organizar press trip para jornalistas especializados, ampliando a divulgação de destinos turísticos e fortalecendo a imagem do Paraná como Estado inovador e competitivo no setor.
“A data simboliza não apenas uma trajetória de conquistas, mas também um futuro promissor”, reforça a jornalista Silvana Canal, de Foz do Iguaçu, que assume a presidência da entidade em outubro/25.