Encatho & Exprotel 2025 : painel “Não é Sobre Vender Quartos: É Sobre Contar Histórias”

Encatho & Exprotel 2025 - Painel com Antonio Coradini, Danisa Virmond e Fabiula Moreira Encatho & Exprotel 2025 - Painel com Antonio Coradini, Danisa Virmond e Fabiula Moreira

Encatho & Exprotel 2025 : painel “Não é Sobre Vender Quartos: É Sobre Contar Histórias”

Sortimentos no Encatho & Exprotel 2025 : O painel “Não é Sobre Vender Quartos: É Sobre Contar Histórias”, realizado na sala Jurerê, do CentroSul, na manhã de quinta-feira (31/07) durante o Encatho & Exprotel 2025, propôs uma reflexão prática e inspiradora sobre o papel do marketing, da narrativa e da experiência na jornada do hóspede.

Mediado por Danisa Virmond, gestora do Grupo Vila do Farol, o painel reuniu nomes de peso da hotelaria catarinense: Fabiula Moreira, do Costão do Santinho, e Antonio Coradini, do Fazzenda Park Resort. Com base em casos reais, os painelistas mostraram como marcas consolidadas estão humanizando a comunicação, antecipando demandas e reposicionando suas estratégias para obter resultados que vão muito além da ocupação.

Os principais tópicos abordados foram a importância do planejamento, a comunicação com o cliente interno, a definição da mensagem a ser transmitida, o valor de resgatar e contar a história do hotel e de seus clientes, a necessidade de gerar boas histórias que conectem e emocionem, e o uso estratégico de ferramentas adequadas para potencializar essa comunicação.

O painel também apresentou casos reais em que a humanização e o encantamento do cliente foram decisivos para a fidelização, reputação e resultados financeiros positivos.

O encantamento parece controverso à primeira vista, pois, aparentemente exige uma personalização, que é contrária à padronização tão almejada em um hotel. O processo de encantamento começa dentro de casa, com transparência e muito treinamento. “Muitas vezes acabamos priorizando o treinamento técnico, mas a cultura do encantamento precisa ser passada”, contou Antonio. Além disso, é importante alinhar o discurso e as ações com a comunicação interna, pois os colaboradores e terceirizados devem ser os primeiros a compartilhar as novas ações e campanhas de vendas. “O que nos faz ser diferentes e únicos, gerar a experiência para o hóspede, é treinar toda a operação sobre aquela campanha, para que cada colaborador faça sua parte, na sua área, entregando tudo junto. O time não pode ficar desconectado”, complementou Fabiula. 

Para Danisa o encantamento está diretamente ligado à forma como as histórias são contadas para o cliente e isso exige processo. Para ela, cada colaborador precisa estar atento em sua atividade para explorar a personalização em meio ao desenvolvimento de suas atividades. “Isso se faz com muito treinamento!”, ressaltou Danisa.   

“Nosso diferencial tem sido transformar cada atendimento em uma experiência memorável, ressignificando o relacionamento com o cliente e desenvolvendo equipes apaixonadas por servir. Criamos narrativas que engajam colaboradores e hóspedes, fortalecendo a cultura do acolhimento. Nossos profissionais são treinados para serem narradores das experiências vividas no hotel, não apenas vendedores de produtos”, explicou Danisa Virmond do Grupo Vila do Farol.

Indicadores de satisfação, depoimentos e resultados concretos demonstram que o sucesso comercial sustentável está na vivência personalizada e na escuta ativa das necessidades de cada cliente.

Os executivos falaram sobre a arte de contar histórias condizentes com a entrega do empreendimento. Em tempos de Inteligência Artificial (IA) e redes sociais aceita-se tudo, mas, quando essa história é contada pelo comercial, fecha-se a venda e não corresponde à realidade é um problema. Para a moderadora, “a IA ajuda nas vendas, mas o fechamento é dentro de casa. As redes sociais são vitrine, mas o que faz com que o hóspede decida é a reputação do empreendimento”, disse Danisa.

Vale mencionar que a reputação está também ligada às notas dos OTAs que também comercializam os empreendimentos, como o Booking e o Expedia, e até mesmo o ranqueamento do Google. “Precisamos olhar como está nossa reputação. É algo imensurável. Quarto, estrutura, todo mundo tem. O que vai fazer o cliente decidir para onde vai é a sua reputação, que vai fazer ele escolher por você”, afirmou Fabíula.

Essa imagem dos empreendimentos é dada com a coerência entre a comunicação e a entrega ao longo da hospedagem. Antônio comentou que é um desafio diário manter a alma do empreendimento agora que tem quase 600 apartamentos. “Nosso maior diferencial é o campo, a fazenda, a experiência. Temos que envolver as pessoas, mantendo a simplicidade de ser um resort fazenda, do interior”, destacou Antonio. 

E para transformar experiências em performance, é importante ouvir o mercado, entender o cliente e olhar para o histórico de vendas. “Tem que cuidar para não inventar muito! O que está funcionando deve ser aprimorado”, disse Antônio. Os indicadores também ajudam a monitorar o engajamento. “No Costão temos um time de qualidade que monitora e responde os clientes no dia a dia. Eles também levam para os responsáveis o que impactou os clientes. Isso é NPS (Net Promoter Score). Também temos o CRM, taxa de abertura de e-mails e batemos papo com a operação para entender o que foi falado no restaurante, por exemplo”, complementou Fabiula. 

“Mostramos ao público que a hospitalidade pode, e deve, ser vivida e vendida com alma, emoção e autenticidade. Marketing não é só sobre tarifa ou postagens nas redes, é sobre conectar estratégia, inspiração e prática real”, completou Danisa.

Painelistas

Danisa Virmond

Diretora comercial do Grupo Vila do Farol, Danisa atua há mais de 16 anos no setor hoteleiro. Iniciou sua trajetória na recepção e hoje lidera operações comerciais, além de empreender nas áreas de marketing e branding. É fundadora da Dlion Estratégias de Marketing, sócia da Schurmann Consult e criadora da Virmond Branding. Tem formação em Nutrição e especialização em liderança, gestão, tecnologia e comportamento humano, com experiência internacional na hotelaria. É diretora comercial e de marketing da ABIH-SC.

Antônio César Coradini

Comandando as áreas de marketing e comercial do Fazzenda Park Resort há mais de quatro anos, Coradini é graduado em Processos de Gestão e possui MBAs em Marketing e Comunicação e em Gestão Comercial. Sua atuação estratégica impulsionou o resort a alcançar alta ocupação, promover um reposicionamento de marca (rebranding), conquistar prêmios expressivos e bater recordes de resultados financeiros.

Fabiula Moreira

Profissional de Marketing com mais de duas décadas de experiência, Fabiula se destaca por sua atuação nos setores de hospitalidade, varejo e indústria farmacêutica. Especialista em branding, fidelização e relacionamento B2B e B2C, ela lidera projetos de inovação e expansão de canais de vendas. Atualmente, está à frente da equipe de Marketing do Costão do Santinho, conduzindo uma fase de renovação estratégica da marca, com foco em experiências e engajamento 360º.


Sortimentos.com Media partner do Encatho & Exprotel


Encatho & Exprotel 2025

  • Encontro e feira da ABIH-SC – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina, voltados para os segmentos de hotelaria e turismo
  • Dezenas de palestrantes com especialistas nacionais e internacionais abordando temas estratégicos e espaço expositivo com mais de 200 marcas apresentando produtos, serviços e tecnologias.
  • De 29 e 31 de julho, no CentroSul ( Av. Gov. Gustavo Richard, 850 – Centro ), em Florianópolis / SC
  • Visitação aberta ao público através de inscrição gratuita
  • Mais informações sobre o evento através do e-mail comercial@abih-sc.com.br ou whatsapp (48) 98843-7659