Encatho & Exprotel 2025 : Ana Benthien sugeriu adaptações para hotéis receberem o público GLP-1

Encatho & Exprotel 2025 : Ana Benthien sugeriu adaptações para hotéis receberem o público GLP-1 Encatho & Exprotel 2025 : Ana Benthien sugeriu adaptações para hotéis receberem o público GLP-1

Encatho & Exprotel 2025 : Ana Benthien sugeriu adaptações para hotéis receberem o público GLP-1

Sortimentos no Encatho & Exprotel 2025 . A palestra “Como os medicamentos para perda de peso estão remodelando o turismo de luxo”, com Ana Karina Melim Benthien, na tarde de quinta-feira (31/07), na Sala Jurerê do CentroSul, em Florianópolis / SC, durante o 36º Encatho & Exprotel, apresentou novo perfil de hóspede que começa a aparecer no turismo de luxo e recomenda a criação de um selo como “GLP-1 Friendly” que avaliza adaptações no apartamento, área comum e no café da manhã.

Na onda da personalização e do atendimento centrado no cliente, muitos hotéis encontram dificuldades na tratativa com pessoas em condições especiais. E com a onda dos medicamentos para emagrecimento da classe GLP-1, surge novo perfil de hóspede.

Afinal, a medicação demanda um tratamento especial, que passa por uma dieta diferenciada e a prática de exercícios físicos. “A gente precisa conhecer um pouco mais do nosso hóspede e, por ser uma medicação nova e com valor alto, e seus usuários são pessoas com alto poder aquisitivo”, diz Ana Karina, salientando que, com a queda de patentes farmacêuticas, esse tipo de público tende a ser ampliado. 

Entre os turistas com maior poder aquisitivo, o impacto é direto. Experiências gastronômicas autênticas e locais sempre foram um dos pilares mais valorizados nesse segmento. “No entanto, quem está em tratamento com GLP-1 tende a reformular sua relação com a alimentação, priorizando refeições mais leves, funcionais e ricas em nutrientes, mas sem abrir mão da sofisticação”, explica Ana Karina.

O delicioso café da manhã dos hotéis também precisa passar por adequações. A recomendação para a dieta de usuários de medicamentos para emagrecer passa pela abundância de frutas, com porções controladas, bastante proteína e hidratação.

Ana Karina dá algumas ideias: “Deixar uma chaleira elétrica no quarto para o hóspede fazer um chá no quarto; para prevenir a hipoglicemia, pode ter um iogurte, castanhas, whey, shakes proteicos; lanches menores; minibar reformulado sem ultraprocessados e doces”, orienta ela. Na mesma linha do café da manhã, o restaurante também precisa sofrer adequações.

Ana Karina comentou que esse público pode preferir viagens mais ativas, com academias e atividades ao ar livre, tendendo a comer menos, evitar bebidas alcoólicas e preferir alimentos mais saudáveis. Assim, as academias são espaços que precisam ser ampliados e adaptados para esses clientes. “Podemos oferecer bicicletas, fazer parcerias com agências de viagens especializadas em ecoturismo e com academias locais, disponibilizar treinos personalizados com especialistas, entre outras propostas para ajudar as pessoas a manter essa rotina”, diz.

Mais do que escolhas alimentares, esse novo perfil de viajante está inclinado a experiências voltadas ao bem-estar ativo. Outro alerta de atualização feito pela mestre e professora universitária, refere-se sobre as atividades de bem-estar. “Trilhas, retiros de pilates, coaching personalizado e atividades focadas na preservação da massa muscular ganham destaque, especialmente porque esses medicamentos, ao reduzirem o apetite, também podem impactar a composição corporal”, exemplifica Ana Karina.

A farmacêutica ainda recomenda a criação de um selo como “GLP-1 Friendly” para hospedagens adaptadas para o público GLP-1 e mostrou que 12% dos adultos nos EUA já utilizaram um medicamento de harmônios intestinais, que 66 bilhões de dólares é o valor de mercado dos medicamentos antiobesidade projetados para 2025 – e a cifra poderá crescer mais de 16 vezes até 2030, chegando a 100 bilhões de dólares e que 5 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência da obesidade em todo o mundo.

Apesar do custo ainda ser um obstáculo, com os genéricos e o sucesso notável dos tratamentos, as perspectivas desse mercado são grandes. Relatório da GlobalData indicam um potencial de crescimento para o nicho, estimando o mercado da América Latina chegando a US$266.48 milhões até 2029. “A gente vai ter que usar a nossa criatividade para não ter redução de receita com os novos hábitos dos hóspedes”, finaliza Ana Karina.

Palestrante

Ana Karina Melim Benthien é farmacêutica-bioquímica, mestre em Patologia Experimental e professora universitária no Instituto de Educação Médica (IDOMED). Fundadora e Head de P&D da Liaz Alimentos, Ana Karina tem se dedicado à pesquisa e promoção da inclusão alimentar, com forte atuação acadêmica e científica.


Sortimentos.com Media partner do Encatho & Exprotel


Encatho & Exprotel 2025

  • Encontro e feira da ABIH-SC – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina, voltados para os segmentos de hotelaria e turismo
  • Dezenas de palestrantes com especialistas nacionais e internacionais abordando temas estratégicos e espaço expositivo com mais de 200 marcas apresentando produtos, serviços e tecnologias.
  • De 29 e 31 de julho, no CentroSul ( Av. Gov. Gustavo Richard, 850 – Centro ), em Florianópolis / SC
  • Visitação aberta ao público através de inscrição gratuita
  • Mais informações sobre o evento através do e-mail comercial@abih-sc.com.br ou whatsapp (48) 98843-7659