Visitamos o Parque Estadual de Vila Velha : sítio geológico em Ponta Grossa no Paraná
. divulgacaoturistica.com/ nos Campos Gerais do Paraná . O sítio geológico Parque Estadual de Vila Velha ( Rodovia BR-376, Km 515 s/n – Rua Silva Jardim – Bairro Vila Velha ) em Ponta Grossa / PR, proporciona ao turista a visitação aos Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada.
- Arenitos, que são formações rochosas que apresentam formas variadas, como: a taça, o camelo, entre outras;
- Furnas, que se caracterizam por grandes poços de desabamento com vegetação exuberante e água no seu interior (lençol subterrâneo)
- Lagoa Dourada que possui este nome porque as suas águas ficam com uma coloração dourada quando reflete a luz do Sol.

O atrativo turístico também oferece outras atrações como arvorismo, tirolesa, Trilha da Fortaleza e cicloturismo.

O Parque conta com centro de visitantes, transporte interno e todos os passeios são feitos por trilhas e acompanhados de condutores do próprio parque.
Soul Vila Velha inicia as obras do elevador panorâmico, ícone turístico do Paraná
Com investimento de R$ 13,2 milhões e previsão de conclusão em até 14 meses, estrutura desativada há mais de 25 anos voltará a operar com foco em acessibilidade, sustentabilidade e aumento do fluxo turístico
As obras de revitalização do seu teleférico vertical — mais conhecido como Elevador na Furna dos Andorinhões marca a retomada de um dos atrativos mais emblemáticos do turismo paranaense, desativado desde o ano 2000.
Instalado originalmente entre 1979 e 1981, o elevador permitia aos visitantes descerem cerca de 54 metros até um deck sobre a água na Furna dos Andorinhões, um dos pontos mais icônicos do parque. A nova versão será moderna, ecológica e totalmente acessível, com previsão de entrega em 12 a 14 meses.
O investimento será de aproximadamente R$ 13,2 milhões, custeado pela Soul Vila Velha, concessionária responsável pela gestão do parque.
A expectativa é de que a reativação do elevador represente um salto expressivo no turismo da região. Estimativas apontam que o atrativo pode aumentar em até 50% o número de visitantes, gerando empregos, ampliando o tempo de permanência dos turistas e movimentando a economia local.
“A revitalização do elevador não é apenas uma obra de engenharia. É um resgate de identidade, um impulso para o turismo sustentável e uma homenagem ao desejo de milhares de paranaenses que cresceram com a lembrança desse símbolo. Estamos muito orgulhosos de liderar esse novo capítulo”, destacou Leandro Ribas, gestor da Soul Vila Velha.
O projeto será executado por empresa referência nacional em engenharia de altura, e seguirá diretrizes rigorosas de licenciamento ambiental. O cronograma contempla desde o reforço estrutural e modernização dos sistemas até o monitoramento contínuo da fauna e pintura ecológica com sistema enclausurado, protegendo o solo e a água da Furna.
Parque Estadual de Vila Velha
No Parque Estadual de Vila Velha já foram encontradas no parque muitas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, como o lobo-guará, bugio-ruivo, tamanduá-bandeira, jaguatirica e aves como a águia-cinzenta, papagaio-de-peito-roxo, galito, caminheiro-grande e noivinha-de-rabo-preto.
O local é considerado o primeiro Parque Estadual criado no Paraná, em 1953, com mais de 38 km² de biodiversidade protegida, pela Lei Estadual nº1.292. Alguns anos depois, em 1966, foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná. Hoje, é uma concessão do Governo de Estado do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra, à Soul Vila Velha, uma empresa da Soul Parques.
Horário de visitação de de quarta à segunda das 9h às 15h30. A permanência no local é permitida até às 17h. Mais informações : (42) 99955-3503
A visita de Fábio Juchen, editor dos sites da Sortimento Comunicação ao Parque Estadual de Vila Velha foi através de press trip promovido pelo Portal BNT ( Boca no Trambone ) com a participação de 30 jornalistas nacionais especializados em Turismo. A iniciativa foi viabilizada através de parceria com a Adetur Campos Gerais, Itaipu Parquetec e por meio da Lei de Incentivo a Eventos de Grande Fluxo Turístico em Ponta Grossa (Nº 12.066/14).
