Conheça os queijos Gouda premiados da Queijaria Dutch Lady de Carambeí nos Campos Gerais do Paraná
. Sortimento Divulgação Turística . Roteiro Gastronômico . A cidade Carambeí na Região dos Campos Gerais do Paraná, distante 140km de Curitiba, é muito mais que a Cidade das Tortas. O município de origem holandesa, também se destaca pelas belezas e história do Parque Histórico – maior museu a céu aberto do Brasil, do Lavandario Het Dorp – vilarejo Holandês e da produção de queijos premiados da Queijaria Dutch Lady.
Queijaria Dutch Lady
A referência da Queijaria Dutch Lady, comandada pelas primas Camila, Fabiane e Nathalia, é a produção do queijo gouda em diferentes estágios de maturação, similar ao encontrado na Holanda. A empresa que está no mercado desde 2020 com a proposta de oferecer ao consumidor um produto de qualidade e com o sabor do tradicional queijo holandês também produz queijo minas frescal e o cremagge – queijo cremoso e autoral.

Durante a visita ao Parque Histórico de Carambeí, Fábio Juchen, editor dos sites da Sortimento Comunicação degustou as diversas opções de queijo gouda, inclusive os premiados e conversou com Nathalia Johanna Greidanus Dijkstra, sócia da queijaria artesanal,
“Comecei pelo Baby Gouda, queijo jovem de 3 meses e depois fui para os maturados, com 6, 12, 18 e 24 meses. A massa dos queijos é a mesma. O diferencial é a textura, maciez e suavidade. Quanto mais maturado mais quebradiço e salgado”, descreveu o editor.
“Numa degustação sempre é bom começar a comer pelo queijo mais jovem ao mais intenso”, orientou Nathalia. “Os queijos mais intensos são ideais com cervejas encorpadas e vinhos tintos”, completou.
A empresária destacou o queijo gouda 6 meses, que traz massa firme, levemente granulosa e textura lisa que proporcionam uma experiência única ao paladar. O sabor é intenso e marcante.

Também comentou sobre os queijos premiados na edição do VII Queijo Brasil, concurso anual que busca valorizar os queijos artesanais brasileiros, onde a Queijaria Dutch Lady conquistou cinco medalhas, sendo duas de bronze, duas de prata e uma de ouro. A empresa de Carambeí disputou com outras 1.500 inscrições de queijos provenientes de 20 estados do país.
“Essas medalhas nos motivam a continuar inovando e aprimorando nossos produtos. Queremos levar o sabor dos nossos queijos para ainda mais pessoas, sempre mantendo a tradição e o cuidado que nos trouxeram até aqui”, comenta Nathalia Dijkstra.
Para mais informações sobre a Queijaria Dutch Lady : https://www.instagram.com/dutchlady.cheese

Divulgação Turística nos Campos Gerais do Paraná
Fábio Juchen, editor dos sites da Sortimento Comunicação, teve a oportunidade de conhecer a Queijaria Dutch Lady no Parque Histórico de Carambeí, durante press trip realizado entre os dias 28 e 31 de agosto de 2025, que levou grupo de 30 jornalistas de turismo de veículos nacionais para vivenciar experiências autênticas nos principais atrativos turísticos da região dos Campos Gerais do Paraná.
O press trip organizado pelo Portal BNT Online foi viabilizado através da Lei Municipal de Fomento aos Eventos de Fluxo Turístico em Ponta Grossa (Lei nº 12.066/2014), com patrocínio do Shopping Palladium e da Sicredi e apoio do Itaipu Parquetec; Fecomércio-PR; Sebrae-PR e Secretaria Estadual de Turismo, através do Viaje Paraná.