Refúgio das Curucacas Ecoturismo oferece visita guiadas no Parque Nacional dos Campos Gerais do Paraná
. Sortimento Divulgação Turística . EcoTurismo . Atrativo natural Refúgio das Curucacas localizado no Parque Nacional dos Campos Gerais em Ponta Grossa / PR, oferece 6 atrações naturais, que podem ser visitadas de forma guiada ou autoguiada. A operadora de turismo Refúgio das Curucacas, especializada em ecoturismo e turismo de aventura, também disponibiliza escalada e camping ( trailer estacionário ) e espaços de acampamento planos.
Todos os passeios no atrativo turístico tem partida do Refúgio das Curucacas Ecoturismo ( Estrada Pery Pereira Costa – Itaiacoca ), em Ponta Grossa.
Experiência
Durante o press trip que participamos nos Campos Gerais do Paraná visitamos uma das seis atrações. A experiência foi nas Furnas Gêmeas, que são assim chamadas pela sua proximidade, separadas somente por uma espécie de ponte de pedra.
Durante a caminhada foi possível observar a biodioversidade (fauna e flora locais) e geodiversidade. Lá, abrigam diversas espécies de fauna (local propício para observação de aves) e de flora, havendo espécies ameaçadas de extinção, como o cacto-bolinha (parodia carambeiensis) e o lírio (Hippeastrum psittacinum). Já a rica geodiversidade apresenta feições relacionadas à formação do arenito, ao intemperismo, e até mesmo fósseis de caminhos deixados por invertebrados marinhos (icnofósseis) de 400 milhões de anos atrás.
O grupo mineral encontrado nas Furnas do Passo do Pupo é o Arenito Furnas. A Furna 1 possui 38m de profundidade e 93m de diâmetro principal. Já a Furna 2 possui 54m e 82m de diâmetro.
A visitação autoguiada por Guilherme Forbeck, presidente da Adetur Campos Gerais, foi somente na parte externa das Furnas e mostrou o cuidado, a dedicação e o amor pela conservação do local. A visitação ao interior das Furnas é permitida e proporciona uma experiência geoturística com contato ainda mais íntimo com a biodiversidade e geodiversidade.
Momentos nas Furnas Gêmeas









Mais atrativos no Refúgio das Curucacas
A Furna do Anfiteatro está localizada ao lado da Furna Grande e possui aproximadamente 15m de profundidade. O local é ideal para contemplação da paisagem e observação da biodioversidade (fauna e flora locais). A trilha branca (Refúgio x Furna Grande) passa pelo Mirante Natural da Furna do Anfiteatro. O Estacionamento da Furna Grande fica bem próximo. A visitação autoguiada é permitida somente na parte externa da Furna, dada a sensibilidade da vegetação e riscos envolvidos.
A Furna Grande é um poço de abatimento (ou poço de desabamento) com 72m de profundidade e cerca de 400m de diâmetro. Suas paredes areníticas têm diferentes colorações e tonalidades. Abriga diversas espécies de aves, possui uma floresta de araucárias em seu interior e campo rupestre em seu entorno imediato.
A visita possibilita a observação de aves, feições icnofósseis, estratificações cruzadas, fendas, além da própria Furna. Também é possível contemplar o pôr do sol, nascer da lua e praticar a escalada. O local apresenta exuberante biodiversidade em seu interior e entorno imediato e abriga diversas espécies de fauna e flora.
A visitação autoguiada é permitida somente na parte externa das Furnas, dada a sensibilidade da vegetação e riscos envolvidos. Para a visitação ao interior da Furna, é oferecido roteiros guiados de experiência, com destaque à Imersão com Yoga.
Outro atrativo é o Setor de Escalada Esportiva na Pedra da Onda. As 16 vias de escalada na Parede Principal, subdividida em Mar de Dentro e Mar de Fora é praticado em Relevo Ruiniforme, que são Feições morfológicas onde o relevo dos arenitos são esculpidos por erosão através das águas das chuvas, sol e atividade biológica, gerando esculturas naturais e temporárias na paisagem.
Um dos exemplos de feições típicas dos Campos Gerais ocorrem nos arenitos do Parque Vila Velha. No Setor da Onda podem ser vistos alguns exemplos, como a Pedra da Onda e Pedra do Naufrágio.
O Setor da Onda fica localizado ao lado da Furna Grande, área das Furnas do Passo do Pupo.
Já o Capão das Imbuias, localizado próximo ao Setor da Onda (a 100m do estacionamento), é uma pequena área de mata bem sombreada onde podem ser observadas algumas Imbuias (Ocotea porosa), árvore que consta na lista das espécies ameaçadas de extinção. O acesso ao Capão das Imbuias exige o uso obrigatório de perneiras, que são fornecidas no receptivo.
A atração natural e refrescante, Confluência dos Rios Quebra Pedra e Córrego das Fendas é opção para refrescar com segurança e tranquilidade. Cada rio tem uma profundidade diferente, sendo o Rio Quebra Pedra o mais raso, com apenas alguns centímetros de profundidade. O Córrego das Fendas tem água mais fria e com profundidade que varia entre 30cm e 60cm. A partir da confluência, o rio desce sob o nome de Rio Quebra Pedra. Além do banho de rio, pode-se caminhar por dentro d’água, descendo o rio Quebra Pedra que tem uma pequena cachoeira, em um ambiente agradável.
As principais restrições para a visitação no Parque são
- levar bebida alcoólica ou chegar alcoolizado
- levar caixa de som;
- levar animais de estimação
- pessoas desobedientes e que não reconhecem os riscos
- pessoas que descuidadas com a fauna e flora local
Visite em Ponta Grossa
Divulgação Turística nos Campos Gerais do Paraná
Fábio Juchen, editor dos sites da Sortimento Comunicação esteve no restaurante Casa da Vó em Ponta Grossa, durante o press trip organizado pelo Portal BNT Online, realizado entre os dias 28 e 31 de agosto de 2025, que levou grupo de 30 jornalistas de turismo de veículos nacionais para vivenciar experiências autênticas nos principais atrativos turísticos da região dos Campos Gerais do Paraná, foi viabilizado através da Lei Municipal de Fomento aos Eventos de Fluxo Turístico em Ponta Grossa (Lei nº 12.066/2014), com patrocínio do Shopping Palladium e da Sicredi e apoio do Itaipu Parquetec; Fecomércio-PR; Sebrae-PR e Secretaria Estadual de Turismo, através do Viaje Paraná.