Garibaldi, na Serra gaúcha, investe na infraestrutura urbana para garantir cidade mais acolhedora

Garibaldi, na Serra gaúcha, investe na infraestrutura urbana para garantir cidade mais acolhedora Garibaldi, na Serra gaúcha, investe na infraestrutura urbana para garantir cidade mais acolhedora

Garibaldi, na Serra gaúcha, investe na infraestrutura urbana para garantir cidade mais acolhedora

. Sortimento Divulgação Turística . Turismo na Serra Gaúcha . A prefeitura da cidade de Garibaldi, conhecida por seu charme, hospitalidade e forte ligação com a imigração italiana, investe na infraestrutura urbana, visando manter as características de destino mais limpo, organizado e acolhedor da Serra Gaúcha.

Em 2025, a Prefeitura fechou orçamento de mais de R$ 10,6 milhões para ações de zeladoria e manutenção urbana, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Estruturada em março/25, a pasta tem como objetivo otimizar a gestão da cidade no dia a dia, assumindo atribuições que antes eram divididas entre as secretarias municipais de Obras e de Segurança e Mobilidade Urbana.

“O cuidado com Garibaldi é uma das principais marcas da nossa administração. Isso vai desde a floreira na rua até a mobília da escola. É olhar para a cidade como se fosse a casa da gente. Isso é, antes de tudo, cuidar das pessoas”, destaca o prefeito Sérgio Chesini.

A nova estrutura tem contribuído diretamente para melhorar a qualidade de vida dos moradores e oferecer uma experiência urbana mais agradável para os visitantes. Entre os serviços executados estão a limpeza permanente de vias, calçadas, praças e áreas públicas, o recolhimento de entulhos e galhos, roçadas, conservação de paradas de ônibus e táxis, além de intervenções na malha viária — como tapa-buracos, recapeamentos e aplicação de basalto.

De acordo com o titular da pasta, Miguel Bonadiman, a organização da Secretaria representou um avanço significativo na gestão pública local. “Nos permitiu estruturar e priorizar melhor as demandas da cidade, proporcionando mais agilidade e eficiência às respostas que a população precisa”, destaca.

A secretaria também responde por ações fundamentais de infraestrutura, como instalação de redutores de velocidade, manutenção de bocas de lobo, substituição de lâmpadas, e implantação de sinalização viária horizontal e vertical.

Fonte : Laura Kirchhof | Critério