Turismo paulistano avançou quase 7% em maio, aponta FecomercioSP
. Sortimento Divulgação Turística . Fluxo médio diário de passageiros nos aeroportos de São Paulo registrou aumento de 10,5%, com 186,4 mil pessoas no mês
O mês de maio começou com boas perspectivas para o turismo de lazer, em virtude do “feriado prolongado” do Dia do Trabalho, e se manteve em alta no corporativo. De acordo com os dados do Índice Mensal de Atividade do Turismo (IMAT), elaborado pelo Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em parceria com o Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris, a atividade registrou um crescimento de 6,9% no quinto mês do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo a FecomercioSP, o ritmo é de crescimento contínuo para o setor. O atual patamar permanece perto do recorde da série histórica — registrado em março deste ano —, iniciada em janeiro de 2020. Contudo, os novos avanços mais expressivos são desafiadores, pois exigem também investimentos em infraestrutura.
Tivemos um maior número de turistas chegando à Capital paulista, como revela o aumento de 10,5% no fluxo médio diário de passageiros nos aeroportos, passando de 168,7 mil, em abril, para 186,4 mil pessoas, em maio.
Após o feriado, as outras quatro semanas do mês foram com dias úteis impulsionando o maior dinamismo no segmento corporativo, com a realização de eventos, congressos e feiras. Assim, a ocupação hoteleira atingiu 68,4% no mês, acima até dos 65% registrados no ano passado, a maior taxa para o mês desde 2022.
Com o crescimento da demanda, foi observada uma pressão nos preços dos serviços turísticos, como hospedagem, organização e montagem de eventos, entre outros. Resultando assim no faturamento do turismo de R$ 62,1 milhões por dia na capital, crescimento de 8,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
Além disso, o emprego diretamente ligado ao setor apresentou alta de 7,6%, dos quais 135,4 mil são vínculos formais, distribuídos em diversos segmentos, como alimentação, alojamento, locação de veículos e transporte rodoviário — no ano passado, o estoque era de 125,8 mil empregos formais.
Na contramão, a movimentação nas rodoviárias da capital registrou leve retração, passando de uma média diária de 35 mil para 34,7 mil passageiros nos vários terminais.
O indicador funciona como uma espécie de termômetro do setor na capital paulista ao agregar as principais variáveis que envolvem o Turismo, mostrando que o setor deve seguir em alta, na cidade, nos próximos meses.
Aeroporto de Guarulhos (SP), bateu recorde na movimentação de passageiros em 2024
O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, o maior complexo aeroportuário do Brasil, alcançou em 2024 um novo recorde de passageiros transportados, totalizando 43,6 milhões de viajantes. Os dados, divulgados no dia 1º de janeiro, também revelam que, apenas no mês de dezembro, foram registrados 3,9 milhões de passageiros, com cerca de 22,3 mil pousos e decolagens. Este aumento é reflexo do período de festas de fim de ano, que gerou uma alta de 8% no número de pessoas em comparação com a média dos demais meses de 2024.
O recorde anterior de movimentação de passageiros havia sido registrado em 2019, com 43 milhões de pessoas embarcando ou desembarcando. P
Destaque em 2024
Durante o período de Natal e Ano Novo, Recife (PE) foi o destino mais procurado pelos turistas, seguido de Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ). Outras cidades do Nordeste e do Sul do país também figuraram entre os destinos mais populares, como Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Curitiba (PR). Entre os destinos internacionais, Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina) lideraram, seguidos por Miami (Estados Unidos), Lisboa (Portugal), Bogotá (Colômbia), Madri (Espanha) e Roma (Itália).
O secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, ressaltou que “o Governo Federal tem acompanhado de perto o crescimento e as melhorias necessárias para que o principal aeroporto da América Latina continue a se expandir e a oferecer serviços de qualidade aos usuários”.
Em média, mais de 119 mil passageiros passaram pelo Aeroporto diariamente em 2024, viajando em 820 voos diários para mais de 100 destinos internacionais e nacionais.
Fonte : FecomercioSP