Soul Vila Velha inicia as obras do elevador panorâmico no Parque Vila Velha em Ponta Grossa

Soul Vila Velha inicia as obras do elevador panorâmico no Parque Vila Velha em Ponta Grossa Soul Vila Velha inicia as obras do elevador panorâmico no Parque Vila Velha em Ponta Grossa

Soul Vila Velha inicia as obras do elevador panorâmico no Parque Vila Velha em Ponta Grossa

. Sortimento Divulgação Turística . Turismo no Paraná . O sítio geológico Parque Estadual de Vila Velha ( Rodovia BR-376, Km 515 s/n – Rua Silva Jardim – Bairro Vila Velha ) em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, que proporciona ao turista a visitação aos Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada além de diversão com arvorismo, tirolesa e cicloturismo, ganhará em breve o retorno de uma atração ícone do turismo no Paraná, o elevador panorâmico .

Soul Vila Velha inicia as obras do elevador panorâmico, ícone turístico do Paraná

Com investimento de R$ 13,2 milhões e previsão de conclusão em até 14 meses, estrutura desativada há mais de 25 anos voltará a operar com foco em acessibilidade, sustentabilidade e aumento do fluxo turístico

As obras de revitalização do seu teleférico vertical — mais conhecido como Elevador na Furna dos Andorinhões marca a retomada de um dos atrativos mais emblemáticos do turismo paranaense, desativado desde o ano 2000.

Instalado originalmente entre 1979 e 1981, o elevador permitia aos visitantes descerem cerca de 54 metros até um deck sobre a água na Furna dos Andorinhões, um dos pontos mais icônicos do parque. A nova versão será moderna, ecológica e totalmente acessível, com previsão de entrega em 12 a 14 meses.

O investimento será de aproximadamente R$ 13,2 milhões, custeado pela Soul Vila Velha, concessionária responsável pela gestão do parque.

A expectativa é de que a reativação do elevador represente um salto expressivo no turismo da região. Estimativas apontam que o atrativo pode aumentar em até 50% o número de visitantes, gerando empregos, ampliando o tempo de permanência dos turistas e movimentando a economia local.

“A revitalização do elevador não é apenas uma obra de engenharia. É um resgate de identidade, um impulso para o turismo sustentável e uma homenagem ao desejo de milhares de paranaenses que cresceram com a lembrança desse símbolo. Estamos muito orgulhosos de liderar esse novo capítulo”, destacou Leandro Ribas, gestor da Soul Vila Velha.

O projeto será executado por empresa referência nacional em engenharia de altura, e seguirá diretrizes rigorosas de licenciamento ambiental. O cronograma contempla desde o reforço estrutural e modernização dos sistemas até o monitoramento contínuo da fauna e pintura ecológica com sistema enclausurado, protegendo o solo e a água da Furna.

Arenitos, Furnas, Lagoa Dourada e Biodiversidade

Vila Velha é o único Parque no Brasil onde o visitante pode caminhar por trilhas dos Arenitos, formações rochosas milenares, ao mesmo tempo que se aventurar nas Furnas, grandes cavernas verticais com rica vegetação em seus paredões e lagos azulados em suas bases e contemplar a Lagoa Dourada, com vida aquática protegida por suas águas cristalinas, que refletem a luz do sol, oferecendo um espetáculo magnífico aos seus visitantes.

São 38 km2 de pura biodiversidade, com mata de Araucária e vegetação de Campos Nativo. Muitas espécies ameaçadas de extinção já foram vistas no Parque, como o lobo-guará, o bugio-ruivo, o tamanduá-bandeira e a jaguatirica. Também já foram encontradas aves como a águia-cinzenta, o papagaio-de-peito-roxo, o galito, o caminheiro-grande e a noivinha-de-rabo-preto.

Lagoa Dourada

Apesar de distante das duas Furnas mais profundas do parque, a Lagoa Dourada é considerada uma Furna assoreada e está integrada às demais pelas águas subterrâneas. Por ser menos profunda, suas águas cristalinas formam uma grande lagoa cuja superfície reflete o verde de suas margens, o azul do céu e o dourado do sol de uma forma única e encantadora.

A profundidade pode ultrapassar a 05 metros. Os estudos sobre seu preenchimento sedimentar revelam importantes informações sobre as mudanças paleoflorísticas, paleoambientais e paleoclimáticas na região. Isso ocorre pelo fato dela se situar numa área de transição da zona climática subtropical para a tropical, na qual coexistem ecossistemas diferenciados (Mata de Araucária, Campos Limpos e Cerrado).

Tirolesa com 200 metros

A Tirolesa com 200 metros de distância percorre por cima da abertura da Furna dos Lambaris, levando o turista de uma extremidade a outra dessa grande cratera. Abra os braços e curta essa emoção com segurança. Antes de sair para a aventura você é cuidadosamente posicionado na cadeira com diversos equipamentos de segurança.

Arvorismo

Com 120 metros de extensão, o circuito de Arvorismo conduz você por meio das copas de árvores. Instalado num bosque com Araucárias, com até oito metros de altura, o circuito é composto por 10 atividades diferentes, entre escadas, pontes pênsil, cordas e outros obstáculos. São, em média, 30 minutos de passeio e contato com a natureza.

Cicloturismo

O Cicloturismo é opção para quem quer conhecer os atrativos naturais e passear por todo o parque sem pegar o ônibus. São 22km, partindo do Centro de Visitantes, rumo à Lagoa Dourada, as Furnas e Arenitos. Todo o circuito é sinalizado. Em cada atrativo, o cicloturista encontra um bike parking adequado para curtir o lugar no seu tempo. O passeio é autoguiado, com valor de ingresso diferenciado e os interessados precisam trazer suas próprias bicicletas.

Furnas

O Parque Vila Velha possui 12 grandes buracos no solo conhecidos como Furnas, Dolinas ou Cavernas Verticais. São rochas sedimentares de origem marinha costeira cuja idade é de aproximadamente 400 milhões de anos.

Atualmente, existem cerca de 50 Furnas na região dos Campos Gerais, sendo a maior parte rasa ou pouco desenvolvida. As furnas do parque possuem características únicas, algumas são secas, outras profundas, uma é mais estreita e outras mais extensas.

As que possuem água em suas bases revelam uma interconexão subterrânea por um lençol freático, chamado de aquífero Furnas. Por isso, os lagos possuem o mesmo nível de altura na superfície e refletem a rica vegetação do local.

Caminhada Noturna

A Caminhada Noturna oferece ao visitante uma visão única do céu em noites de Lua Nova ou Cheia. A viagem de imersão no universo astronômico não precisa de lanterna, pois a luz da Lua ou das estrelas guia as caminhadas. Na Lua Nova é possível observar detalhes das estrelas e constelações. Já na Lua Cheia, os Arenitos ganham tons azulados e o visitante consegue ver em detalhes a superfície lunar com suas grandes crateras.

A recepção dos participantes ocorre a partir das 17h30 e a atividade se inicia logo após o pôr do sol, em sábados selecionados especialmente para a melhor visualização do céu noturno do Parque, geralmente próximo das Luas Nova ou Cheia.

Durante o passeio, que percorre quase 4 km pela Trilha Arenito o turista explora um cenário único ao anoitecer, com término por volta das 22h30.

Infraestrutura

A partir do portal de entrada há uma estrutura turística completa com estacionamento, recepção, bilheteria, restaurante, café, banheiros, lojas de presentes, ônibus, conexão wi-fi em vários pontos, câmeras de monitoramento e uma completa sinalização para aproveitar com conforto, segurança e muito conhecimento o seu passeio.

Em quase todas as áreas de visitação há cobertura de telefonia móvel. Mas é possível usar a conexão wi-fi no Centro de Visitantes, nas entradas de Furnas e da Lagoa Dourada e em todos os mirantes do parque, incluindo o da Taça (Arenitos), das Furnas dos andorinhões e dos Lambaris e da Lagoa Dourada.

Além do Restaurante Bosque Vila Velha, com várias opções em seu cardápio como alcatra no espeto, prato típico da cidade de Ponta Grossa, há outras opções de lanches no Parque como Bosque Express, Bosque Furnas e Bosque Lagoa Dourada.

Experiência : visitamos o Parque Vila Velha

Fábio Juchen, editor dos sites da Sortimento Comunicação, teve a oportunidade de conhecer o Parque Vila Velha, durante press trip exclusivo realizado entre os dias 28 e 31 de agosto de 2025, que levou grupo de 30 jornalistas de turismo de veículos nacionais para vivenciar experiências autênticas nos principais atrativos turísticos da região dos Campos Gerais do Paraná.

O press trip organizado pelo Portal BTN Online foi viabilizado através da Lei Municipal de Fomento aos Eventos de Fluxo Turístico em Ponta Grossa (Lei nº 12.066/2014), com patrocínio do Shopping Palladium e da Sicredi e apoio do Itaipu Parquetec; Fecomércio-PR; Sebrae-PR e Secretaria Estadual de Turismo, através do Viaje Paraná.

Antes de começar o passeio prepare-se: calce um tênis confortável, um chapéu e leve na mochila garrafas de água mineral e protetor solar. A caminhada é segura e bem sinalizada. Caminhe com calma e observe os desenhos construídos ao longo de anos no arenito. É encantador.

O passeio por Vila Velha também oportunizou conhecer a Lagoa Dourada e fazer a tirolesa sobre a abertura da Furna dos Lambaris. Sem dúvida, ficou a vontade de repetir a tirolesa. Senti, muito seguro.

Outra descoberta durante a visita foi saborear a alcatra no espeto, prato típico da cidade de Ponta Grossa, servido no Restaurante Bosque Vila Velha.

Para um passeio mais tranquilo, calmo e confortável indico chegar cedo por volta das 9h e passar o dia até às 16h”. ( por Fábio Juchen )

Fabio Juchen no Parque Vila Velha em Ponta Grossa - sortimentos.com
Fabio Juchen no Parque Vila Velha em Ponta Grossa – sortimentos.com

Visitação

O Parque Vila Velha abre todos os dias, exceto às terças-feiras. O horário de funcionamento é das 9h às 17h. Grupos com 15 pessoas ou mais precisam agendar a visita.

Para conhecer todos os atrativos naturais e aproveitar as atrações de aventura, a recomendação é para que você chegue até às 13h. A bilheteria funciona somente até às 15h. Mais informações : (42) 99955-3503

Parque Vila Velha em Ponta Grossa - Sortimentos.com Turismo
Parque Vila Velha em Ponta Grossa – Sortimentos.com Turismo