Embratur e Sebrae apresentam Plano Brasis para o Rio Grande do Sul
. Sortimento Divulgação Turística . Plano Brasis – Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil . O encontro em Porto Alegre será um momento de diálogo e articulação com empresários, profissionais do setor turístico gaúcho e gestores públicos
A Embratur, em parceria com o Sebrae e o Governo do Rio Grande do Sul, realiza na terça-feira (8/7), às 14h, no Instituto Caldeira ( Travessa São José, 455 – Bairro Navegantes ) em Porto Alegre / RS, a apresentação oficial do Plano Brasis, a nova estratégia internacional de marketing turístico do Brasil.
O evento marca a chegada do plano ao estado, onde será apresentado o documento orientador com diretrizes específicas para a promoção internacional do Rio Grande do Sul.
A escuta ativa dos atores locais é parte da estratégia do Plano Brasis, que vai percorrer as 27 unidades da federação para garantir um alinhamento real entre estratégias nacionais, tendo como foco as peculiaridades de cada região. A proposta da Embratur é reposicionar a imagem do Brasil no mundo, promovendo ações integradas entre o Governo Federal, estados e o trade turístico.
O encontro em Porto Alegre será um momento de diálogo e articulação com lideranças, empresários, profissionais do setor turístico gaúcho e gestores públicos. A ideia é fortalecer o turismo como vetor de desenvolvimento sustentável, geração de emprego, renda e valorização cultural.
Pela Embratur, participam da apresentação do plano o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Bruno Reis e a gerente de Projetos Estruturantes, Ana Paula Jacques. A coordenadora nacional de Projetos do Sebrae, Ana Clevia, e o diretor-superintendente do órgão no Rio Grande do Sul, Joel Vieira Dadda, também estarão presentes. O evento contará ainda com a presença do secretário de turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini.
Plano Brasis
O Plano Brasis traz consigo a mensagem de um Brasil único, mas diverso em sua dimensão continental, sua pluralidade de povos, culturas, história e biomas, com muito a apresentar, oferecer e contribuir com o mundo. O lançamento acontece quando o país registra uma série de recordes de entrada de turistas internacionais e de entrada de divisas. Para se ter uma ideia, De janeiro a abril de 2025, o Brasil registrou a entrada de 4.425.888 visitantes internacionais, 65% de todo o fluxo registrado ao longo do ano passado, indicando um avanço expressivo no setor.
Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, trata-se de preparar o país para os desafios do turismo no Século XXI. Freixo também destacou a importância do ex-presidente da Agência, Eduardo Sanovicz, morto em setembro de 2023, e que foi responsável pelo Plano Aquarela, e agradeceu à parceria do Ministério do Turismo e do Sebrae. “O projeto Aquarela que ele encabeçou foi ousado. Em 20 anos muita coisa acontece. Estou aqui na frente falando da Embratur, mas ninguém faz nada sozinho. Existe uma equipe extraordinária na Embratur e eles merecem o aplauso por tudo que a gente está fazendo nesse momento”, lembrou
“Não existe um Brasil para o turista e outro para o brasileiro. É um Brasil só, pra visitar e pra gente viver. Um Brasil da diversidade, da democracia. Esse plano chama Brasis. A gente tem muito orgulho desse país, que tem muita história para ser contada. A gente apresenta um plano de marketing e chama o Brasil inteiro para falar a mesma mensagem. Ninguém visita um país, a gente visita uma cidade. E por isso o plano tem que ser construído com as cidades. O turismo pode ser para o Século XXI o que o petróleo foi, só que com muito mais sustentabilidade”, disse.
Freixo frisou, também, o recorde de arrecadação com o turismo internacional. Foram US$ 7,3 bilhões de dólares arrecadados só com turismo estrangeiro. “Para isso a gente precisa de um plano de marketing que coloca o Brasil no mundo e que quem venha nos visitar nos ajude a construir um país mais diverso, mais sustentável, mais participativo. Esse é o país que estamos construindo. Tem muita coisa para se fazer. Temos desafios muito concretos. Falar em inclusão é falar em quem vai narrar esse país. A inclusão não é só geração de emprego, é quem fala por nós”, acrescentou.
Interessados em conhecer o Plano Brasis podem acessá-lo clicando aqui.
Fonte : FSB Comunicação